SEO significado:
O significado de SEO é: Search Engine Optimization.
Também pode ser descrito como conjunto de técnicas de SEO On page e SEO Off page que farão com que seu site esteja bem posicionado nas buscas orgânicas (ou seja nas buscas não pagas) do Google por meio de motores de busca.
O SEO é marketing de conteúdo:
Uma vez que para estar bem posicionado no Google é necessário gerar bons conteúdo de texto, o SEO se torna uma das melhores e mais eficientes técnicas para quem quer alcançar mais visitantes e para quem quer saber como vender mais sem precisar gastar com créditos em mídias pagas. Esse é um trabalho que pode dar resultados de longuíssimo prazo para quem realmente se empenhar e aplicar as técnicas corretas de SEO.
Entendendo o poder do Google:
Quando queremos saber o endereço de algum restaurante, ou o significado de um termo novo, ou até mesmo dicas de algum assunto, qual a ferramenta que passa nas nossas cabeças para encontrar as respostas? Se na sua cabeça também passou Google, isso mostra o quanto o Google está presente me nossas vidas.
Esse tipo de comportamento abriu muitas oportunidades para os empreendedores que começaram a investir seu tempo nas mídias digitais.
Ainda assim, é muito importante entender que simplesmente estar no Google não é o suficiente.
Mais de 80% dos pesquisadores não mudam da primeira para a segunda página da busca. Além disso, 60% dos cliques estão concentrados nos 3 mais bem posicionados de cada busca.
Vale investir em SEO?
A resposta é simples, SIM! Se você aplicar as técnicas de SEO corretamente, gastar um tempo criando conteúdo de qualidade, analisando e melhorando os resultados, você pode chegar a economizar muito dinheiro que seria gasto em mídias pagas, como mostramos na imagem abaixo.
Repare que com apenas 4 palavras-chave bem ranqueadas, pode-se chegar a um valor altíssimo de economia em apenas 1 mês.
Porém, gastar tempo seu e de sua equipe para não posicionar seu site na 1ª página não faz sentido. Por isso, se for aplicar as técnicas de SEO, que as faça com muito empenho.
Antes de começarmos a da dicas de SEO, segue uma frase para refletir:
O Google ranqueia melhor quem responde melhor à busca feita pelo usuário e não quem descobriu a melhor forma de se posicionar.
Vamos explicar isso ao longo do conteúdo.
Como funciona o Google:
De forma resumida, o Google usa seus robôs para rastrear todas as páginas que encontra. Basicamente, ele entra de link em link para ler todo o conteúdo de cada página. Ele grava tudo isso num grande arquivo – Os servidores do Google.
Quando alguém faz uma busca no Google, é buscado nos arquivos quem responderá melhor as necessidades daquele usuário. Tudo isso é feito por meio de algorítimos do Google.
E, para saber se a página fala sobre o tópico buscado, são analisadas partes importantes da estrutura da página, como título (ou Title do site), Subtítulos (ou headings), textos, legendas de imagens, entre outros aspectos.
Além disso, ele avalia se seu site pode mostrar esse resultado de forma otimizada para quem navega no celular e se existem backlinks (referências de outros sites para o seu).
Por isso, que um bom posicionamento depende do conjunto de técnicas de SEO bem feitas.
SEO e o Marketing Digital:
O trabalho de SEO não é mais um técnica isolada de marketing digital. Ela sofre interferência direta e indireta de outras mídias, como: Facebook Ads, Google Ads (ou Adwords), e-mail Marketing e etc.
Todas essas mídias agem de forma indireta no seu posicionamento, já que elas geram reconhecimento de marca, dando a possibilidade de futuras buscas pelo seu nome, marca, produto ou serviço e aumentando a chance de clique. Essas mídias também podem gerar credibilidade (sempre atrelado ao bom conteúdo do seu site) e futuramente as pessoas que encontraram seu negócio podem gerar backlinks espontâneos, melhorando seu ranqueamento no Google.
O que é palavra-chave:
Palavra-chave é o início de qualquer trabalho que seja feito para otimização de site, seja no SEO on page ou SEO off page.
Fazer um bom trabalho de pesquisa e seleção de palavra-chave será determinante para seu resultado de posicionamento no Google Orgânico.
Muito importante para fazer essa seleção é entender seu público, as sazonalidades e as intenções do cliente ou usuário.
Conteúdo SEO:
Quando falamos de conteúdo para SEO, falamos de algo muito maior do que um conteúdo simples. Esse conteúdo precisa ser de qualidade, ele precisa gerar valor e te dar autoridade no assunto.
Não estou falando de um conteúdo repleto de palavras-chave sem sentido. Estou falando de um conteúdo estruturado, informativo e relevante. Sim, ele deve conter as palavras-chave do negócio, porém, de forma coerente.
Qual o número ideal de palavras-chave no conteúdo?
A resposta é o bom senso. Coloque-se no lugar do leitor e veja se seu texto está interessante, massante ou chato.
não copie o conteúdo de outros sites. crie o seu. O Google pode te punir por copiar conteúdo alheio.
SEO On Page ou otimização on page
Como já citado anteriormente, existem diversos aspéctos dentro de nossas próprias páginas que ajudam o Google entender se respondemos bem a busca do usuário. Esses aspectos normalmente são os que temos total controle. São eles:
Título da Página ou Title
É o nome da sua página que será apresentada na busca do Google.
Dica de SEO para Title:
Não ultrapasse 63 caracteres.
Meta Description
É o texto que vem acompanhado do seu título na busca do Google
Dica de SEO para Meta Description:
Não ultrapasse 160 caracteres
URL
URL é o endereço da sua página. Recomendamos o uso de URL amigável sem números e caracteres especiais.
Links internos SEO
link internos nada mais é do que criação de links entre páginas do seu próprio site.
Dica de SEO para links internos:
Crie área de páginas mais vistas no rodapé ou lateral do seu site.
Headings ou subtítulos
São tags dentro de um html de vão do <h1> ao <h6>, sendo o <h1> o mais importante. Uso as palavras-chave dentro dessas tags.
Dica de SEO para headings:
Use apenas 1 <h1> e múltiplos <h2>, <h3> e outros.
Conteúdo em texto
Ter texto com uso das palavras-chave também é muito importante. Lembrando que o texto deve ser original e muito relevante.
Otimização de imagens
Para otimização de imagens é muito importante inseri-la no contexto do conteúdo, bem como usar ALT e nome amigável.
Dica de SEO para otimização de imagens:
Reduza o peso dela ao máximo para não aumentar o tempo de carregamento do site.
SEO Off page ou otimização Off page
Link Building
O link building é um conjunto de técnicas para aquisição de links extenos (de outros sites) para seu site.
Não basta apenas receber links aleatórios de sites quaisquer. É importante receber links de sites com autoridade no assunto, bem como senérgicos com os tópicos do seu site.
Tome cuidado pois algumas técnicas, se mal feitas podem ser consideradas Black Hat e Google poderá punir seu site piorando seus ranqueamento ou até mesmo banindo seu site das buscas do Google.