Marketing digital são conjuntos de atividades que tem como objetivo final vender um produto, trazer visitantes para um site ou estabelecimento físico, ou até mesmo reforçar a identidade de uma marca por meio de mídias digitais.
É muito importante saber que fazer marketing digital para pequenas empresas ou PME é muito diferente de fazer para uma grande marca já estabelecida no mercado. Isso porque o Marketing digital tem diversas vertentes, sendo algumas delas pagas e outras não pagas.
As vantagens do Marketing Digital
A principal vantagem é que podemos mensurar absolutamente tudo que fazemos na mídia digital.
Quando fazemos uma campanha de marketing digital, conseguimos mensurar quantos cliques, quanto tempo a pessoa ficou no site, de onde ela veio, se ela se cadastrou ou não, qual o dispositivo usado, quanto gastou e muito mais.
Ter esses dados nas mãos nos permitem otimizar e personalizar cada vez mais nossa comunicação com nosso público.
Possibilidade de fazer campanhas sem custo inicial
Com a variedade de possibilidades e de mídias digitais, hoje é possível fazer diversas ações que atingem pessoas de diversos perfis sem mesmo ter que gastar R$ 1,00. E melhor do que isso, as campanhas podem converter muito mais do que ações offline de alto custo.
Outra vantagem é a possibilidade de personalização de campanhas de acordo com o público a ser alcançado numa mesma companha. Podemos personalizar a linguagem, os horários, as imagens e as entregas.
Primeiro de tudo: Definição de metas e objetivos
É muito importante entender qual sua meta para aquela campanha para que consiga de fato traçar oo plano de mídia.
Também chamado de KPI (Key Performance Indicators), são números ou porcentagens que podem ser medidos e que tem importância direta para seu negócio.
Exemplos de KPIs:
– Aumento de tráfego no site
– Número de cadastros na base de e-mails
– Número total de pedidos de orçamento
– Aumento na taxa de conversão
entre muitas outras.
É importante saber que quando usamos mais de 1 KPI, elas podem concorrer entre si dependendo da estratégia usada.
Outro ponto importante é sempre criar metas reais e possíveis de serem alcançadas e com prazo final de avaliação.
Definição de persona:
Quando falamos em marketing digital, vamos muito além de público álvo, nós falamos com nossas personas.
O que é persona:
Persona é a representação fictícia do cliente ideal do seu negócio. Para criar uma persona, nosnos baseamos em dados reais sobre comportamento e características, assim como suas histórias, objetivos, motivações, preocupações e desafios.
A persona quando bem criada irá basear toda a criação de conteúdo e de marketing digital.
Para iniciar qualquer trabalho de Marketing digital, aconselhamos ter instalado no seu site, blog ou loja virtual o Google Analytics.
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que serve para mensurar todos os dados de acesso e conversão do seu site.
Caso não tenha conhecimento técnico para fazer essa instalação, recomendo contratar um especialista para fazê-lo.
Melhores estratégias de marketing digital para pequenas empresas
Existe uma infinidade de possibilidades e por isso apresentaremos as mídias digitais disponíveis para que possam pensar qual se adequa melhor as suas possibilidades.
CRIAÇÃO DE SITE
Primeiro de tudo, eu aconselho qualquer empresa ter no mínimo um site bem montado com as informações mais importantes do negócio.
Exemplo: Site de serviços
– Página inicial
– Quem somos
– Serviços
– Serviço 1
– Serviço 2
– Serviço 3
– Portifólio
– Contato
GERENCIAMENTO DE REDE SOCIAL
Quase todo mundo que conhecemos está presente em pelo menos 1 rede social, seja ela: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, LinkedIn e/ou outras.
Fazer um gerenciamento bem feito dessas redes sociais pode ajudar muito na criação e fortalecimento da marca.
É possível começar sozinho, mas é muito importante que haja constância nas postagens, bem como um trabalho super profissional (de acordo com o que você vende ou quer passar).
O mais importante é que não se paga para aparecer nessas mídias
SEO
O SEO é um conjunto de técnicas usadas com objetivo de alcançar as primeiras colocações das buscas orgânicas do Google. O SEO é faz parte do Marketing de conteúdo, o que significa criação de textos relevantes com uso de palavras-chave em áreas específicas do seu site que farão com que o algorítimo do Google possa mostrar seu site na busca de um usuário.
O melhor disso tudo é que assim como as redes sociais, ele não necessita de investimento em créditos para estar nas primeiras colocações.
Na nossa opinião, SEO deveria ser feito por todos que tem um site, portal, blog ou loja virtual.
Saiba mais sobre o que é SEO e como fazer.
CRIAÇÃO DE BLOG
Ter um blog é uma ótima opção para quem quer gerar conteúdo de alta qualidade e melhorar ainda mais o posicionamento no Google. O blog não necessariamente precisa ser interpretado como um jornal web, ele pode ser uma ferramenta onde mostra-se a evolução dos seus trabalhos, complemento de uma explicação de serviço ou até mesmo os cases de sucesso da sua empresa.
Dependendo do seu negócio, o blog pode te gerar uma autoridade no assunto, o que pode te levar a muitas conversões em vendas ou até mesmo visitas.
INBOUND MARKETING
O Inbound Marketing também faz parte do marketing de conteúdo. O conceito básico é oferecer um conteúdo de qualidade em troca de dados importantes do cliente, como: e-mail, data de nascimento entre outros.
Tendo esses dados em mãos, é possível criar diversos gatilhos de e-mail marketing automatizado para transformar um simples leitor de blog em um cliente fidelizado por meio do funil de vendas.
E-MAIL MARKETING
Usar a base de e-mails cadastrados no seu site, loja virtual, loja física, consultório ou escritório pode ser uma excelente arma para aumentar a conversão. Esse tipo de mídia digital demanda um conhecimento técnico para que possa atender as políticas de privacidade do cliente, bem como não enviar e-mail SPAM.
De qualquer forma, o e-mail marketing ainda é uma mídia de altíssima conversão em alguns casos.
FACEBOOK ADS
Facebook Ads são anúncios personalizados distribuidos nas plataformas do Facebook e Instagram. Essa mídia permite um grau de personalização do público que vai desde idade, gênero e localidade, até interesses específicos.
Essa mídia demanda uma compra de créditos que é gasto a cada vez que o usuário clicar no seu anúncio, o famoso CPC (custo por clique).
O legal é que pode-se definir diversos tipos de objetivos quando se cria uma campanha no Facebook Ads: Audiência, Visitantes no site, Ganho de Leads, Vendas entre muitos outros.
GOOGLE ADS (OU ADWORDS)
O Google Ads ou Adwords são os anúncios pagos do Google. Quando fazemos uma pesquisa no Google, além dos resultados orgânicos não pagos, também aparecem os anúncios pagos. Esses anúncios são criados por meio de uso de palavras-chave e demandam um conhecimento técnico avançado para que obtenha-se o melhor resultado.
Assim como o Facebook Ads, demanda uma compra de créditos que é consumida a cada clique do usuário, o CPC.
Por ser uma mídia onde o cliente busca, normalmente tende a ter uma conversão boa, já que trabalha-se com usuários de meio e base de funil.
Nosso conselho é entender qual o tempo disponível, o budget para a campanha e tamanho da mão de obra que terá para poder manusear as mídias. Mais vale fazer uma única mídia do que fazer várias de forma tímida.
Também vale ressaltar que qualquer campanha deve ser analisada ao final. Com isso, melhorar para a próxima etapa e atingir as novas metas.